Um piso que está sendo muito procurado hoje em dia é o laminado, isso, pois ele oferece um acabamento muito sofisticado e bonito, além de ser econômico. Esses são os principais motivos do seu sucesso por aí: ter um preço justo e ser muito bem-composto. Além disso, outra vantagem que conseguimos pontuar é a sua facilidade de instalação, já que o mesmo tem a possibilidade de ser colocado sobre pisos antigos sem precisar removê-los.

Se você pensa em colocar este piso na sua casa ou já o possui, vamos mostrar hoje alguns cuidados para manter a sua qualidade e limpeza, além de deixá-lo desprovido de manchas. Continue a leitura desse post para conferir dicas acessíveis e fáceis sobre como limpar o piso laminado:

1 — Opte por limpá-lo com frequência:

Para a limpeza do dia a dia, é uma ótima opção utilizar apenas detergente neutro e água. Caso o piso esteja encardido e você precise de uma limpeza mais profunda, escolha um produto de ação desinfetante que não seja abrasivo e dilua em água.

Comece inserindo o pano no balde com a solução, não se esqueça de torcer bem. O pano molhado ou encharcado pode causar sérios danos para o piso laminado. 

Lixas, materiais cortantes, enceradeiras, cera ou produtos à base de silicone não devem passar perto.

2 — Limpeza pesada

A frequência da limpeza varia de lugar para lugar, mas geralmente, uma vez por semana realizar a limpeza intensa já é o suficiente. Neste caso, usar um produto à base de amoníaco diluído em água é uma boa opção. Nunca se esqueça de conferir o modo de uso no rótulo. Basta molhar o pano e torcê-lo bem como no tópico anterior.

3 — Como resolver o problema com manchas

É normal que surjam manchas no piso com tempo pela influência de alguns produtos, mas não dá para aplicar o mesmo método de limpeza para todos os casos. Um exemplo é a mancha de gordura: neste caso, o ideal é que seja utilizado detergente puro na área em específico e que deixe agir por alguns minutinhos. Agora, caso seja mancha de suco de uva ou café: faça uma solução contendo 50% de álcool e 50% de água, e dizer adeus ao problema!

4 — Os panos também contam

Esse é o ponto que muitos não dão muita atenção, mas que fazem toda a diferença: o pano usado na limpeza. Sim, ele interfere na qualidade do serviço. A combinação de um pano e de um produto adequado deixam o seu piso com outro nível!

Os mais adequados são os macios — de algodão ou microfibra — sendo o último o mais indicado para ser usado seco, pois possui a capacidade de sugar pelos de animais e poeira. Incrível, não?

5 — E quais os produtos que devem ser usados com cautela?

Essa talvez seja a maior dúvida dos amantes de pisos laminados, e com razão. Afinal, não se pode ter a mesma liberdade de utilizar produtos variados que são usados em pisos frios, por exemplo. 

Opte sempre por usar água e detergente neutro.