Quem conhece um pouquinho dos pisos laminados e vinílicos já fica apaixonado no primeiro momento, não trocando esses materiais por nenhum outro.

Cada um deles têm características bem específicas e devem ser usadas em momentos adequados.

Saiba mais sobre pisos laminados clicando aqui.

Saiba mais sobre pisos vinílicos clicando aqui.

Porém, ambos os pisos têm características em comum:

  • Praticidade na instalação
  • Praticidade na manutenção
  • Beleza
  • Segurança
  • Preço baixo

Por essas e outras razões que esses produtos são tão apaixonantes. Mas, é sempre importante mantê-los bem conservados e bonitos. Nesse texto, você confere dicas de como manter os pisos novos.  

Pisos laminados

Além de todos os benefícios citados anteriormente, os pisos laminados ainda ficam lindos em qualquer casa. Isso graças a enorme variedade de cores que possui. Esse amplo leque de opções possibilita a personalização de qualquer espaço.

Limpeza dos pisos laminados

Para manter os seus laminados com cara de novo, é preciso focar na limpeza dos materiais. Apesar de parecer complicado, esse produto conta com uma manutenção muito simples e tranquila de ser feita.

A orientação, é que seja realizada sem água, utilizando apenas uma vassoura macia, para remover a poeira e sujeira que fica sobre o piso.

Caso possua alguma mancha no local, você pode limpar usando materiais que você já tem casa. Pegue um pano úmido e detergente líquido neutro, passe um pouco na mancha e esfregue. Pronto, problema resolvido com sucesso.

O que não usar nos pisos laminados

Como mostrado anteriormente, a limpeza desse material é muito simples, sem a necessidade de produtos pesados. Por isso, evite produtos abrasivos, como lixas, escovas ou palhas de aço. Isso, sem dúvida, vai danificar o piso.

Outros materiais que devem ser evitados são as ceras e silicones. Com o passar do tempo, esses produtos podem deixar o piso laminado com aparência opaca.

Toque especial na beleza

Um fator que ajuda muito na manutenção da beleza dos pisos laminados é a limpeza frequente. Por isso, trate de limpar o espaço pelo menos uma vez por semana. Dessa forma, seus pisos serão conservados por muito mais tempo.

Mas, sabemos que não é apenas isso que você quer. Se está buscando dar um brilho especial no piso a dica é simples: após realizar a faxina, pegue um pano de microfibra e passe por todo o laminado. Apenas essa atitude já deixa o seu chão brilhando.

Piso vinílico

Os pisos vinílicos são bastante similares aos laminados. Isso em diversos fatores, como durabilidade, beleza, manutenção e cuidados. Mas, essa opção ainda conta com uma qualidade extra, a diminuição de ruídos.

Essa característica é muito importante para aqueles que vivem em apartamentos. Pois, evita os famosos “toc toc” ouvidos tradicionalmente quando as pessoas andam em outros pisos.

Limpeza de pisos vinílicos

Para limpar os pisos vinílicos é muito simples. Comece tirando o excesso de sujeira e poeira do chão. Você pode fazer isso com o aspirador de pó ou uma vassoura macia.

Em seguida, use um pano úmido com detergente neutro. Passe ele levemente pelo piso. Caso haja marca de adesivos, utilize de uma esponja macia para esfregar.

Aplicando cera nos pisos vinílicos

Para dar um brilho especial nos pisos, nada melhor que uma boa cera.

O aconselhado é que seja usado cera acrílica, no piso seco e após ser higienizado. Após todo o processo, evite o fluxo de pessoas, sendo liberado após duas horas ou quando o piso estiver seco.

Observações finais

Apesar de todas as nossas dicas, observe as indicações do fabricante, sobre qual o modo mais adequado de limpar e cuidar dos seus pisos. Afinal, cada um deles possui orientações especificas.