Hoje vamos falar de um piso que é muito confundido com os laminados: os vinílicos. Contando com um revestimento denominado PVC, possui propriedades antialérgicas, conforto térmico, sofisticação e segurança — por não se tratar de um piso escorregadio.

É considerado uma ótima opção para quem deseja fazer uma reforma sem enrolação. Ele pode ser instalado em diversos ambientes, como salas, quartos e escritórios, mas não é recomendado que o instale em lugares em que correm risco de terem contato com a água, como banheiros e cozinhas.

Uma vantagem a ser considerada é que a sua instalação é fácil, não fazendo muita sujeira. Mas, necessita de um profissional que entenda do assunto na hora de colocar. Depois que a pessoa decide que irá optar mesmo pelo vinílico, são apresentadas as versões disponíveis do mesmo, que são: régua, placa e manta.

É aí que entra a importância de um especialista: ele irá analisar as melhores opções e medidas para cada ambiente desejado.

Também, existe uma grande variedade de cores e texturas, e em alguns modelos ele imita materiais como mármore e o mais desejado pelos clientes: os com aspecto de madeira.

Mas, e sua durabilidade e resistência?

É aquela história: não adianta ser bonito se não for prático. É normal e necessário se preocupar com a qualidade do material e se ele realmente é resistente quando se trata de pisos. Não se preocupe, estamos aqui justamente para esclarecer dúvidas sobre o piso vinílico.

Pois, saiba que ele é sim, bem resistente!

Tendo durabilidade de quinze anos, em média. Existem outros fatores a serem considerados: para garantir a sua resistência, é preciso escolher um que seja apto para a intensidade de movimentação, que está diretamente ligada a sua espessura.

Para explicar melhor, caso a sua intenção seja colocá-lo numa loja — onde terá uma grande circulação de pessoas — a espessura do piso vinílico deve ser maior, diferente se o mesmo fosse ser colocado numa casa onde moram apenas uma família, por exemplo.

Na hora de escolher o modelo, serão considerados o nível de tráfego e qual ambiente será escolhido para a instalação, com a finalidade de dar um melhor acabamento e preservar o material.

É importante ressaltar que este piso é recomendado apenas para áreas internas: exposição ao sol e chuva devem são um perigo para o vinílico. Mas, isso não quer dizer que não existam modelos para cozinhas e banheiros — que foram criados especialmente para suportar umidade.

Agora que você está ciente sobre este piso, vai outra dica extra: fique atento a móveis pesados que são constantemente arrastados para a realização de limpezas e outros objetos pontiagudos que podem comprometê-lo. 

Invista no piso dos seus sonhos, os pisos vinílicos são perfeitos para qualquer decoração e dão um acabamento fino para o ambiente.